EUA felicitam SADC pelo 40.º aniversário da organização regional africana
Os Estados Unidos da América felicitaram hoje a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla em inglês) pelo seu 40.º aniversário destacando que os objetivos da organização "nunca estiveram mais salientes".
“O Governo dos Estados Unidos felicita a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, que celebra o seu 40.º aniversário. Os objetivos da SADC para a promoção da cooperação e integração regional, crescimento económico, desenvolvimento socioeconómico e paz e segurança duradoura entre os seus Estados-membros nunca estiveram mais salientes”, apontou um comunicado emitido pelo Departamento de Estado norte-americano.
A mensagem de felicitação, assinada pelo porta-voz do departamento norte-americano, Morgan Ortagus, foi emitida no dia em que se celebra a cimeira anual da organização, realizada em formato virtual devido à pandemia de covid-19, e durante a qual Moçambique assumiu a presidência.
“A SADC alcançou sucessos notáveis ao promover a paz e a segurança regional e o desenvolvimento económico para a melhoria do recurso mais importante da região – o povo”, assinala o comunicado, que recorda o papel da organização regional nas reformas governamentais do Lesoto e “o papel positivo da resolução do desacordo fronteiriço” entre Zâmbia e República Democrática do Congo (RDCongo).
Em nome do executivo norte-americano, Morgan Ortagus apelou à SADC para que “desempenhe um papel proativo na promoção da boa governação, respeito pelos direitos humanos e valores democráticos”, assim como para que esta responsabilize os Estados membros quando estes falhem.
“Ao insistir que todos os Estados-membros devem aderir às mesmas regras universais de proteção dos direitos humanos e respeito pelos Estados de direito, a SADC pode enviar a mensagem de que pretende ser uma força positiva para todos os cidadãos da África Austral”, vincou.
A SADC é uma organização composta por 16 Estados-membros e foi estabelecida em 1980, como Conferência de Coordenação do Desenvolvimento da África Austral (SADCC) e, mais tarde, em agosto de 1992, transformada em Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
A organização visa promover o crescimento e desenvolvimento socioeconómico da região com o objetivo de assumir “um papel mais competitivo e efetivo nas relações internacionais e na economia mundial”.
África do Sul, Angola, Botsuana, Comores, República Democrática do Congo, Essuatíni, Lesoto, Madagáscar, Maláui, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seicheles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué são os Estados-membros da SADC.
Comentários
Enviar um comentário