Concessão e aprovação de crédito no BCI é feito de forma transparente e independente, assegura PCA BCI
A presidente do Conselho de Administração do BCI, Zenaida Gertrudes dos Santos Zumbi, afirmou, em entrevista ao Jornal de Angola, que qualquer processo de concessão e aprovação do crédito no Banco é feito de forma transparente e independente.
Zenaida Gertrudes dos Santos Zumbi esclareceu, ainda, que o crédito social no BCI “obedece às respectivas políticas em vigor e em consonância com a legislação bancária, sem descurar a taxa de esforço exigida e cumprimento dos demais requisitos e procedimentos internos definidos para o efeito”.
Deste modo, acrescentou a principal gestora do BCI, “a análise, concessão e aprovação do crédito é feita de forma transparente e independente pelas áreas intervenientes no processo”.
Esclareceu, ainda, Zenaida Gertrudes dos Santos Zumbi, que o solicitante do crédito (ainda que seja a PCA do Banco), por razões de conflitos de interesse e cumprimento dos normativos e boas práticas bancárias internacionalmente aceites, não tem intervenção na análise do crédito e nem no comité.
“A PCA tem direito a contrair crédito social na instituição, ao abrigo das normas estatuídas pelo regulador e das existentes no Banco”, afirmou ela, para em seguida acrescentar: “Como é evidente, tem também a obrigação de cumprir as regras e procedimentos estatuídos na instituição”.
O BCI conta com 29 anos de existência, é o primeiro banco comercial Angolano e conta com 1170 colaboradores e mais de 90 balcões em todo o País.
Comentários
Enviar um comentário